sexta-feira, 11 de setembro de 2009

RESENHA STALKER

O terceiro portal; Stalker.Há poucos dias, o lançamento do terceiro portal aconteceu. Um encontro no Espaço Terracota, com direito a presença de Nelson de Oliveira (organizador e idealizador) e alguns dos autores: Tiago Araújo, Brontops, Roberto de Sousa Causo, Rodrigo Novaes de Almeida e Ivan Hegenberg, além do público. Stalker compõe um projeto de seis revistas, lançadas semestralmente, que se finalizará em uma antologia, contendo os melhores textos de cada um dos seis portais. Os dois primeiros Solaris e Neuromancer, já rodam por aí, nas mãos de gente que curte FC, ou que mesmo sem ter afinidade com o gênero conseguiu um exemplar. Isto mesmo, para ler e ter um é necessário conhecer um autor, fazer parte do meio literário, ou ainda, ter curiosidade e buscar na internet, assuntos relacionados, resenhas, comunidades de FC falando dos portais. Sim, porque você não vai encontrá-los em livraria, e-book, banca de jornal; não estão à venda. Tive a oportunidade de ler Neuromancer e agora Stalker, e de modo geral, prefiro o terceiro. Os textos são mais vivos, mais fantasiosos, mais cativantes ou porque, hoje, esteja contaminada por um vírus de alguma galáxia literária que desconhecia. Participam deste terceiro portal onze autores com dezoito textos. Não comentarei todos, apenas os que na minha parca concepção sobre FC foram mais tocante:
  • No jardim de Mayrant Gallo uma nova forma de escrita, algo desprendendo originalidade, e o final envolvente, diria um micro conto em “Segredo”.
  • Ontem ferido de Maria Helena Bandeira é envolvente, com sabor de quero mais fantasia.
  • Os quereres de Brontops Baruq trazem o que há de mais humano na FC: {Esposa} Nossos gostos são muito simples... Não pensamos em filhos halterofilistas ou filhas poetisas...
  • Tiago Araújo mostra seus artigos, diria relatórios, de um futuro que se nos apresenta de forma quase que real: sagrado pelas referencias e profano pelas interferências.
O próximo é Fundação, mais uma homenagem às obras-primas da FC. Reintero não corra para comprar o seu. Mas, posso dizer, ou plagiar, Luiz Bras: “Eu vou até lá” “Tem certeza? Você conhece os riscos...” Sim e estou adorando me arriscar neste mundo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário