terça-feira, 29 de setembro de 2009

Süskind, Patrick (1882-1917)


(um dos primeiros modelos de máquinas farejadoras. Cada um dos refis ampliava os odores de forma que a pessoa no interior da máquina poderia sentir toda uma escala de infrafaros, imperceptíveis por sentidos humanos. Nikolai Googol teria se inspirado nesta armadura, exposta durante a Feira Mundial de Moscou em 1901, para criar o seu antológico conto "O Nariz". Consta na imprensa da época que ele teria quebrado o braço ao tentar caminhar até o banheiro usando este traje.)




* * *




Nasceu em Ambach, Alemanha, filho de um condutor de bondes com uma senhora francesa. Aos 14 anos, após a morte do pai em um acidente incomum (Um tigre fugido do zoológico atacou-o enquanto recolhia bilhetes), foi para a França junto com a mãe. Destacou-se em atividades físicas, tornando-se um lutador de savate de certo renome em Paris. Neste tempo, apaixonou-se por uma jovem aspirante atriz, a srta Jeanne Moreau. Entretanto, perdeu o olfato e parte da visão após um golpe violento. Como admiradora de coisas belas, a atriz o abandonou, trocando-o por um jovem oficial alemão, deixando Süskind em melancolia tal que o tornou freqüentador rotineiro de casas de ópio.

Felizmente, um tio por parte de pai de Patrick o retirou desta lama e o levou à Berlim, para trabalhar em seu jornal. Após alguns anos e alguns lances de sorte, passou a publicar sua primeira obra literária de renome, um novela naturalista chamada "O Perfume". Seu livro fez enorme sucesso e chegou a inspirar certos cientistas a criarem máscaras farejadoras artificiais, que infelizmente se revelaram pouco eficientes, mas acabariam por inspirar o químico Fritz Haber a desenvolver as primeiras máscaras anti-gases, utilizadas na Primeira Grande Guerra. Hitler, em sua juventude, foi admirador desta obra de Süskind, até que se descobriu que a família de Patrick era judia. O romance teria inspirado ao historiador francês Alain Corbin a desenvolver o belíssimo ensaio sobre odores entre os séculos XVIII e XIX ("La Miasms et lá Konquille"). Outra obra, mais admirada pelos críticos, é "A Pomba", teria servido de inspiração para "Os Pássaros", do diretor britânico Alfred Hitchcock e a peça de teatro,“Amado Monstro”, do espanhol Javier Tomeo.

Faleceu durante a epidemia de Gripe Espanhola. Tinha 35 anos. Sua esposa morreu duas semanas depois. Não deixou filhos, exceto um cão chamado Tigre.












Um comentário:

  1. Amo Patrick Süsskind, antes mesmo de aprender alemão, um dos meus autores de cabeceira, nem tanto pela obra, mas por ter sido o primeiro romance sério que li na vida (isso já com 17 anos). Adorei a ideia da zerografia, vou ajudar. Abraço

    ResponderExcluir